Lei eleitoral de 8 de Maio de 1878

Proposta pelo governo de Ávila em 5 de Janeiro.

 

Aumento dos círculos:

Aumento dos círculos que passam de 92 para 127 no Continente. 149 deputados no total nacional. 127 no continente. 10 nas ilhas.

 

Sufrágio:

Quase sufrágio universal para os cidadãos masculinos e maiores. Alargamento do colégio eleitoral para cerca de 18% da população contra os anteriores 8,69% (de 480 000 recenseados para 820 00), segundo o Professor Ribeiro dos Santos.

 

Censo:

No diploma presume-se que têm o rendimento mínimo de 100$000 réis os cidadãos masculinos maiores que soubessem ler e escrever ou que fossem chefes de família. Considerada a lei eleitoral mais liberal da monarquia constitucional.

 

Ver lista geral das leis eleitorais

Para regressar à página principal

Copyright © 2000 José Adelino Maltez.
Todos os direitos reservados.
Cópias autorizadas, desde que indicada a proveniência:
Respublica. Repertório Português de Ciência Política. Edição Electrónica Provisória 
Para qualquer crítica ou sugestão: Mail de José Adelino Maltez
Última revisão em: 15-06-2000


© José Adelino Maltez. Todos os direitos reservados. Cópias autorizadas, desde que indicada a proveniência: Página profissional de José Adelino Maltez ( http://maltez.info). Última revisão em: