Respublica     Repertório Português de Ciência Política         Edição electrónica 2004


Governo de Hintze Ribeiro

 

De 21 de Março a 19 de Maio de 1906

62 dias

26º governo depois da Regeneração

9º governo regenerador

3º governo depois da desagregação partidária

3º e último governo hintzáceo

9º governo do reinado de D. Carlos

Promove as eleições de 29 de Abril de 1906, apesar da dissolução ter sido solicitada pelo anterior governo progressista

·Presidente acumula o reino.

·Na justiça, Campos Henriques;

·Na fazenda, António Teixeira de Sousa;

·Na guerra, Pimentel Pinto;

·Na marinha e ultramar, José de Azevedo Castelo Branco;

·Nos estrangeiros, Wenceslau de Lima;

·Nas obras públicas, Pereira dos Santos.

·Nomeados novos governadores civis e administradores de concelho. Conde de Sabrosa, governador civil de Lisboa (28 de Março)

·Anunciado o acordo de concentração liberal entre José Luciano e João Franco (4 de Abril)

·No dia 8 de Abril, amotinação do cruzador d. Carlos I, surto no Tejo. Consegue a pacificação junto dos revoltosos o antigo ministro Francisco Joaquim Ferreira do Amaral. No dia 13, sublevação no couraçado Vasco da Gama.

·Comícios republicanos na Estefânia e nos Olivais, em 22 de Abril. No dia 24 são apreendidos os jornais Lucta, Vanguarda e Mundo por publicarem os discursos dos comícios

·Eleições em 29 de Abril (domingo). Incidentes no Rossio em 4 de Maio, quando republicanos esperam a chegada de Bernardino Machado. No dia 6, incidentes na praça de touros do Campo Pequeno: espectadores voltam as costas à família real e ovacionam Afonso Costa.

·Em 15 de Maio, o governo pede o adiamento das Cortes. D. Carlos não vai conceder a pretensão de Hintze.

© José Adelino Maltez. Todos os direitos reservados. Cópias autorizadas, desde que indicada a proveniência: Página profissional de José Adelino Maltez ( http://maltez.info). Última revisão em: