÷ Da esquerda

 Para a direita ø

Oposição dos deputados

Oposição moderada e não sistemática de António José de Ávila, Carlos Bento da Silva e Fontes Pereira de Melo, a que, depois, acrescem Isidoro Guedes, Brandão Ferreri, Ferreira Pontes, Cabral Mesquita, Assis Carvalho e Lopes Branco.

Oposição dos pares

Violenta oposição ao cabralismo na Câmara dos Pares com Lavradio, Taipa, Sá da Bandeira, Palmela e Rodrigo da Fonseca.

Patuleia

As forças políticas herdeiras das facções que combateram o cabralismo na guerra civil e que subscreveram a Convenção do Gramido não participam no acto eleitoral.

Partido Nacional

Cartistas anticabralistas e setembristas emitem em 24 de Outubro de 1849 um manifesto para a constituição de um partido nacional, já tentado em Novembro de 1847 por José Estêvão.

Republicanos

Em 1848 surgem em Portugal os primeiros jornais republicanos: A Alvorada de João Maria Nogueira (2 números); É Tarde de José Maria Casal Ribeiro; O Regenerador. Jornal do Povo ( de 16 de Abril a 6 de Junho); O Republicano (5 números), A Fraternidade (2 números); A República. Jornal do Povo (8 números de 25 de Abril a 20 de Junho).

No número de 20 de Junho de 1848 deste último jornal, faz-se um apelo à integração dos miguelistas nos republicanos: Homens que seguistes D. Miguel!!! Quereis união? Atirai com D. Miguel para a história. Isto é, tal como o setembrismo da Maria da Fonte e da Patuleia, o primeiro republicanismo reconhece a realidade do populismo miguelista e pretende associar-se ao respectivo independentismo, contra a situação estrangeirada do trono.

Cabralistas

Cerca de 82 deputados são directa ou indirectamente dependentes do governo. A Câmara chega a ser conhecida pelo parlamento dos um a um, dado que José Bernardo dizia ter escolhido os deputados a dedo.

António Bernardo, depois de regressar do exílio, constitui um centro cartista e, a partir de 18 de Junho de 1849, passa a chefiar a um novo governo. Começa, então, uma grande campanha na imprensa contra o governo. Há ataques ad hominem, considerado concussionário e corrupto.

Em 7 de Fevereiro de 1850, o chefe de governo entra em conflito com Saldanha.

Projecto CRiPE- Centro de Estudos em Relações Internacionais, Ciência Política e Estratégia. © José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: 03-05-2007