|
Pádua Marsílio de
Segundo a verdade e a opinião de Aristóteles, o
legislador e a causa efectiva da lei é primeira e propriamente o
povo ou a universalidade dos cidadãos ou a sua
valentior pars,
por sua eleição e vontade expressa pela sua palavra na assembleia
geral dos cidadãos
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1275-1343
|
Defensor
Pacis |
1324 |
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Paim,
António
|
1937-
|
História das Ideias Filosóficas no Brasil |
1967 |
|
Paine, Thomas
Cada geração deve fundar-se a si mesma e não no que
aconteceu no passado e o fim do governo deve ser a felicidade de
todos e não apenas os privilégios de alguns...
|
1737-1809
|
Common
Sense |
1776 |
The Rights of Man |
1791 |
|
Pais,
Álvaro
Os homens fogem e se
escondem do tirano como das feras cruéis
|
1275-1352
|
Speculum Regum |
1330? |
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Paiva, Vicente Ferrer Neto
Importa que a liberdade dum
seja limitada pela liberdade dos outros; e para que a esfera de
liberdade de cada um seja a mais larga que é possível, é mister que
todos os homens trabalhem não só pelo seu desenvolvimento
individual, senão também pelo da vida social.
|
1798-1886
|
Philosophia do Direito |
1858 |
|
Pallieri, Giorgio
Balladore
Só a ciência do direito
está em postura de dizer o que é o Estado
|
1905
|
Dottrina dello Stato |
1964 |
|
Palmela, Marquês de (D.Pedro de Sousa Holstein)
|
1781-1850 |
Projecto de Carta Constitucional |
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Parada, António Carvalho de
|
1595-1655
|
Arte de
Reynar |
1643 |
|
Pareto, Vilfredo
Se
o consenso fosse unânime o uso da força não seria necessário,
havendo um governo efectivo que emana dos bastidores e nos
dois modos principais que usa a classe governante: uma que usa a
força (bravos, soldados, agentes de polícia, etc. ); outra
que usa a arte (clientela política)
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1848-1923
|
Trattato di Sociologia Generale
|
1916 |
|
Paris Jean de
|
1250-1304
|
Tractatus de regia potestate et papali |
1303 |
|
Parsons, Talcott
O Poder Político é um
complexo de funções com significação estrutural estratégica
|
1902
|
The Social System |
1951 |
The System of Modern Societies
|
1971 |
|
Paruta, Paolo
|
1540-1598
|
Discorsi Politici
|
1599 |
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Pascal, Blaise
L'homme n'est qu'un roseau, le plus faible de la
nature; mais c'est un roseau pensant. Il ne faut pas que l'univers
entier s'arme pour l'écraser: une vapeur, une goutte d'eau, suffit
pour le tuer. Mais, quand l'univers l'écraserait, l'homme serait
encore plus noble que ce qui le tue, parce qu'il sait qu'il meurt,
et l'avantage que l'univers a sur lui, l'univers n'en sait rien.
Toute notre dignité consiste donc en la pensée. C'est de là qu'il
faut nous relever et non de l'espace et de la durée, que nous ne
saurions remplir. Travaillons donc à bien penser: voilà le principe
de la morale
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1623-1662
|
Pensées |
1670 |
|
Pascoaes, Teixeira de
O homem, em virtude de
lembrança e esperança, eleva-se da própria miséria e contingência à
contemplação do reino espiritual, onde as coisas e os seres divagam
em perfeita imagem divina
|
1877-1952
|
A Águia |
1910 |
|
Pasquino,
Gianfranco
|
|
Manuale di Scienza della Politica |
|
|
Patocka, Jan
Uma ideia pela qual não se
está disposto a dar a vida, é uma ideia pela qual não vale a pena
lutar
|
1907-1977
|
Essais Hérétiques sur la Philosophie de l’Histoire |
|
|
Paulo, São
...quer judeus quer gregos,
quer escravos quer livres; todos temos bebido de um só Espírito
|
10-65
|
Epístolas |
|
|
Paulo VI
|
|
Populorum Progressio |
1967 |
|
Paupério, Artur
Machado
|
1914-
|
|
|
|
Pedro
Infante D.
A melhor cousa do mundo, a
quall he multidooem dos homees qe per moral unyom son aiuntados
|
1392-1449
|
Livro da
Virtuosa Benfeitoria |
1418 |
|
Péguy, Charles
L'ordre, et
l'ordre seul, fait en définitive la liberté. Le désordre fait la
servitude
|
1873-1914
|
Nôtre Patrie
|
1905 |
|
Penalva, Marquês de
A obediência ao Rei
é imagem da autoridade Paterna e
fonte da ordem
|
1754-1818
|
Dissertação a favor da
Monarquia |
1799 |
|
Penn, William
|
|
Essay towards the present and the future peace of Europe
|
1693 |
|
Penna, José
Osvaldo de Meira
A supressão de Behemot e
Leviathan representa o próprio ato luminoso de criação
|
1917-
|
O Espírito das Revoluções |
1997 |
|
Perelman, Chaïm
O raciocínio prático não
deve inspirar-se num modelo matemático, mas na virtude (phronésis)
aplicável às ocorrências, considerando as aspirações diversas e os
interesses múltiplos
|
1912-1984
|
De la Justice
|
1945 |
|
Péricles
A democracia é o regime
onde as dignidades não são distribuídas segundo a fortuna de cada
um; as funções nunca têm uma longa duração; todos os cidadãos são
chamados a julgar nos tribunais; a decisão sobre todas as coisas
depende da Assembleia geral dos cidadãos
|
492-429A.C.
|
Discurso |
|
|
Pessoa, Fernando
O Estado está acima do
cidadão, mas o Homem está acima do Estado... combater sempre e em
toda a parte... a Ignorância, o Fanatismo e a Tirania
|
1888-1935
|
Interregno (O)
|
1928 |
|
Petrella, Ricardo
|
|
Nouveaux (Les) Maîtres du Monde |
1995 |
|
Pi y
Margall, Francisco
|
1824-1901
|
Las Nacionalidades
|
1868 |
|
Pimenta, AlfredoAugusto Lopes
Onde falta Deus, o Rei é como uma árvore
sem raíz, casa sem alicerce, poder sem legitimidade; onde falta a
Pátria, o Rei não tem razão de ser, porque precisamente o conceito
de Pátria é incompleto, se lhe falta aquilo que torna indispensável
a existência da Realeza hereditária.
|
1882-1950
|
Política
Portuguesa |
1913 |
|
Pinheiro Bernardino
|
1837-1896
|
Ensaio sobre a Organização da Sociedade Universal |
1863 |
|
Pinheiro, António
|
Sec. XVI
|
Oração
|
1563 |
|
Pinto, Álvaro Vieira
|
1909-1987
|
Ideologia e Desenvolvimento Nacional |
1956 |
|
Pinto, António Joaquim de Gouveia
|
-1833
|
Caracteres da Monarquia |
1824 |
|
Pinto, Frei Heitor
Assim como não pode ser direita a sombra da vara
torta assim não é povo justo, quando o rei é depravado
|
1525-1584
|
Imagem da
Vida Cristã |
1563 |
|
Pio IX
|
|
Syllabus
|
1864 |
|
Pio XI
Fascismo,
una ideologia che
dichiaratamente si risolve in una vera e propria statolatria pagana
non meno in pieno contrasto coi diritti naturali della famiglia che
coi diritti soprannaturali della Chiesa
|
1857-1939
|
Quadragesismo Anno |
1931 |
|
Pira, Giorgio La
Existe uma técnica social e
existe, anterior a ela, uma metafísica social: esta última tem como
objecto,precisamente,as normas básicas que orientam a discussão e
solução técnica dos problemas sociais.
|
1904
|
Per una Architettura Cristiana dello Stato
|
1945 |
|
Pires, Francisco Lucas
Ao princípio não 'era' o Estado mas o Homem
‑ 'era' o Homem, o espírito e o barro...É esta uma verdade em função
da qual será o Estado a ter de se humanizar ‑ não o Homem quem tem
de se estadualizar
|
1944-1998
|
Estado (O) Pós-Corporativo
|
1973 |
|
Plamenatz, John
|
1912-1975 |
German Marxism and Russian Communism |
1954 |
|
Platão
Era necessário, para a
felicidade da política, que os filósofos fossem reis e os reis
fossem filósofos .
|
427-347 A.C.
|
Politeia
|
|
Nomoi |
|
Politikos |
|
|
Plekhanov, Giorgy
As mós da
história ainda não moeram a farinha de que se pode cozer, na Rússia,
o bolo do socialismo
|
1856-1918
|
Papel do Indivíduo na História
|
1899 |
|
Polanyi, Karl
|
1891-1976
|
The
Great Transformation |
1944 |
|
Políbio
O governo da República
romana estava refundido em três corpos, e em todos os três tão
balanceados e bem distribuídos os direitos, que ninguém, ainda que
seja romano, poderá dizer com certeza se o governo é aristocrático,
democrático ou monárquico.
E com razão, porque se atendermos ao poder dos
cônsules, dir-se-á que é absolutamente monárquico e real; e à
autoridade do Senado, parecerá aristocrático; e se ao poder do Povo,
julgar-se-á que é um governo popular
|
200 A.C.-118 A.C. |
Histórias |
|
|
Pollock, Frederick
Having read Rousseau you must certainly read Locke's
Essay on Civil Government to observe the contrast of method
|
1845-1937 |
An Introduction to the History of the Science of Politics |
1890 |
|
Pombal, Marquês de
|
|
Estatutos
Pombalinos da Universidade |
1772 |
|
Popper, Karl
Raimund
O
problema fundamental da teoria do Estado é o problema da moderação
do poder político ‑ da arbitrariedade e do abuso do poder ‑ através
de instituições pelas quais o poder é distribuído e controlado
|
1902-1994
|
The Open Society
|
1945 |
|
Portugal ,Domingos Antunes
|
|
Tractatus de
Donationibus |
1699 |
|
Posada, Adolfo
|
1860-1944
|
Tratado de Derecho Político |
1893 |
|
Possenti, Vittorio
|
|
Buona (La) Societá |
1983 |
|
Poulantzas Nicos
Toda a teoria política, desde Max Weber,
ou dialoga com o marxismo ou o ataca
|
1936-1979
|
État (L’), le Pouvoir, le Socialisme
|
1978 |
|
Pound, Roscoe
O fim do direito é
assegurar as condições da vida em sociedade, pela procura de um
sistema de equilíbrio entre os interesses individuais e os
interesses sociais
|
1870-1964
|
The Spirit of Common Law |
1921 |
|
Praça, José Joaquim Lopes
|
1844-
|
Direito Constitucional Portuguez |
1878 |
|
Prado Júnior, Caio
|
1907-1990
|
Dialética do Conhecimento |
1952 |
|
Prazeres, Frei João
dos
|
1648-1709
|
Abecedário Real |
1692 |
|
Prebisch Raul
|
1901-1985 |
El Desarrollo Económico de América Latina y sus
Principales Problemas |
1949 |
|
Preto, Francisco Rolão
Salazar
fez uma revolução a frio, esquematizada
pela razão, conduzida pelos caminhos da inteligência, como se fosse
uma experiência de laboratório
|
1898-1977
|
Tudo pela Humanidade, Nada Contra o Homem |
1953 |
|
Proença, Raul
Só há uma maneira de tornar
respeitada a vontade revolucionária: é fazer revoluções na opinião
pública
|
1884-1942
|
Páginas de Política
|
1938 |
|
Proudhon, Pierre-Joseph
O século XX abrirá a era
dos federalismos
|
1809-1865
|
Qu'est ce que la Proprieté? |
1840 |
Principe (Du) Fédératif
|
1863 |
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Puchta, Georg
Friedrich
As regras jurídicas
particulares que formam o direito de um povo constituem entre elas
um todo orgânico, que se explica em primeiro lugar pela peregrinação
doo espírito do povo, na medida em que a unidade desta força se
estende ao que dela procede
|
1798-1846
|
Das Gewohnheitsrecht |
1828 |
|
Pufendorf, Samuel
Há três grandes princípios
do direito natural: a religião, que inclui todos os deveres do Homem
perante Deus; o amor de si mesmo; e a sociabilidade
|
1632-1694
|
De statu Imperii Germanici |
1667 |